quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Entre a Cruz e a Espada





       Há momentos na vida, em que você precisa tomar uma decisão, que você precisa tomar um rumo, seguir um caminho, fazer uma escolha e se manter firme nela.

    Nós seres humanos às vezes somos tão sábios em nossas decisões, mas às vezes fazemos coisas por puro impulso, e neste momento, sem a reflexão das consequências de nossos atos que podem nos levar a caminhos tortuosos e nos deixar mais perdidos do que antes de tomarmos esta atitude impulsiva. Mas se não for uma atitude impulsiva? Talvez, seja só algo gritando dentro de você para que você reaja, para que faça algo a respeito disso, para que tire de dentro do peito tudo que você precisa, tudo que quer falar, buscar o que você deseja.

      É impossível saber o caminho correto, a melhor escolha, a que trará menos sofrimento, mas é preciso coragem para seguir em frente, não dá pra abaixar a cabeça, mesmo por medo de seguir o nosso coração, a escolha mais fácil pode dar alegrias, a escolha mais difícil poderá dar o significado do que seria: felicidade. E citando Hellen Keller: “Jamais aprenderíamos a ser corajosos e pacientes se houvesse apenas alegria no mundo”.  

   O que nos leva a pensar quanto tempo nós aguentamos permanecer na escolha errada, isso varia muito de pessoa pra pessoa, Ann Petry diz que: “As pessoas são diferentes, meu amor. Elas são muito diferentes. Algumas conseguem suportar coisas que outras não conseguem. Não é possível prever o quanto cada um consegue suportar”.

    Entre seguir os impulsos ou seguir o coração, onde estaria a razão?  Seguir o coração não seria um impulso?  E seguir a razão não seria a escolha a sábia? Muitas perguntas, nenhuma resposta. Pois a vida é um risco, as vezes a razão te leva ao comodismo, as vezes ela te leva ao sucesso, não é uma ciência exata, mas seguir o coração pode te levar a apenas dois caminhos, ao sofrimento, ou a verdadeira felicidade.






O Caminho

Se há um caminho, é para caminhar
O caminho não é feito para se ficar parado
Este é o caminho, e é preciso continuar
O que é o certo, jamais será um pouco errado

Nem tudo que desejar
Estará ao seu lado
Mas tudo que acreditar
Jamais lhe será tirado

Muitas coisas podem cegar
Mas não querer enxergar é o pior dos casos
Pois em cada vez que tropeçar
Mais dolorosos serão seus passos

Pois a vida só poderá realmente mudar
Quando o caminho certo for traçado
Primeiro vendo o caminho no imaginar
Depois seguindo ele, em cada passo dado

Mário Filgueira




2 comentários:

Unknown disse...

Parabens pelo texto e pelo poema!! Sao excelentes!

Mário Filgueira disse...

Muito obrigado Soh.... Sempre me apoiando todos esses anos, fico feliz que tenha gostado!